Lindner Techno Systems

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Lindner TS é utilizada para tratamento de água residuária de origem doméstica ou industrial, que será posteriormente descartada no meio receptor, conforme a legislação vigente. O processo de tratamento é contínuo e composto por um reator anaeróbico de fluxo ascendente (UASB), um biofiltro aeróbio submerso com difusão de ar por bolhas e um decantador secundário.

Após o efluente passar pelos sistemas preliminares de remoção dos sólidos grosseiros, ele chega ao tanque de acúmulo, que tem a função de minimizar os picos de vazão. Após isso o efluente segue para o reator anaeróbico de fluxo ascendente, um sistema de tratamento biológico baseado na decomposição anaeróbia da matéria orgânica, que consiste em um reator composto por uma zona de digestão, uma zona de sedimentação e um sistema separador de fases sólido-líquido-gás.

O líquido segue para o biofiltro aerado submerso, essa etapa ocorre após o tratamento anaeróbico, removendo compostos orgânicos possivelmente patogênicos e poluentes. O biofiltro aeróbico submerso possui um sistema de distribuição de ar constituído por difusores, onde o ar é injetado com o auxílio de um soprador. O lodo gerado nessa etapa recircula para o reator anaeróbio, enquanto o efluente vai para o decantador, onde os sólidos sedimentam e a água clarificada segue para desinfecção.

  • Compacto com baixa demanda de área;
  • Modular, transportável e realocável;
  • Baixo custo de implantação e consumo de energia;
  • Permite controle visual de todas as etapas durante o tratamento;
  • Operação simples, manutenção econômica;
  • Baixo impacto ambiental, (odores, ruídos e moscas);
  • Resistência a variações de carga e toxidades do efluente.

 

Materiais Empregados: As ETE´s compactas são fabricadas em PRFV (plástico reforçado em fibra de vidro), material de excelente desempenho, resistente à corrosão pelos produtos químicos e intempéries, além de desempenho mecânico compatível à aplicação.